sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A história de Hachiko


                                                            Akita-Inu Preservation Society Inc.



Uma das mais bonitas histórias, que chamou a atenção do Japão e do mundo todo, colaborando assim para a restauração e preservação da raça Akita, foi a comovente história de um cão Akita chamado Hachiko.

Em novembro de 1923 nasceu um filhote de Akita na prefeitura de Akita, Japão. Aos dois meses de idade foi mandado ao professor Eizaburo Ueno em Tokyo, que ansiava por um cão Akita há anos. O professor batizou o cãozinho de Hachi e o chamava carinhosamente pelo diminutivo Hachiko.

O professor residia num subúrbio de Tokyo perto da estação de Shibuya. Hachiko acompanhava seu dono todas as manhãs no percurso de casa à estação de trem, voltando no final da tarde para acompanhá-lo na volta para a casa.

No dia 21 de maio de 1925, Hachiko, que tinha apenas um ano e meio, estava na estação como de costume esperando seu dono chegar no trem das 16 horas. Porém, naquele dia o professor não chegou, pois sofreu um derrame fatal na Universidade.

Após a morte do professor, seus parentes e amigos passaram a cuidar de Hachiko que continuou a ir à estação de Shibuya todos os dias à mesma hora para esperar seu dono voltar do trabalho. Os anos passaram e Hachiko, já com dificuldades para andar em decorrência de artite, continuava a fazer sua peregrinação diária à estação. Sua vigília durou até o dia 7 de março de 1934, quando já com 11 anos e 4 meses foi encontrado morto no mesmo lugar onde esperou pelo seu dono por tantos anos.


A memória de Hachiko foi imortalizada em uma pequena estátua de bronze colocada na estação de Shibuya, local onde ele morreu. Porém, durante a Segunda Guerra Mundial todas as estátuas foram confiscadas e derretidas, incluindo a de Hachiko. Em 1948 o filho do escultor da estátua original foi contratado para criar uma réplica dessa estátua, que foi colocada no mesmo lugar da anterior. Hoje, todos que passam pela estação de Shibuya em Tokyo podem ver a imponente estátua de Hachiko, erguida em sua memória eternizando a paixão desse cão por seu dono e sua lealdade incomparável. Sua figura imponente, esculpida em bronze e colocada sobre um pedestal de granito, ergue-se como uma silenciosa prova do lugar ocupado pelos Akitas na história cultural e social do Japão.


A história de Hachiko é mostrada este ano no filme A Dog'story e tem como ator principal Richard Gere.









Informações retiradas de http://www.geocities.com/heartland/2433/arquivos/hachiko.html e http://www.armariodaca.com/


Um comentário:

linda lourenco disse...

ALPHA LENINHA!QUERIDA!boa tarde!tinha um cãozinho o nome dele era CHOUCKY.Acompanhava meus irmãos e eu mais os nossos amigos,da pequena escola,de manhã e a noite vinha nós buscar.Tivemos o Choucky com 3 meses,morreu com 19 anos!Quando o perdemos,nem consigo, lhe dizer as emoções nem agora com a historia de Hachiko.amo os animais.São sensíveis e de boa companhia.desejo lhe muito paz e felicidades na sua vida e no seu futuro profissional beijinhos.