quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Doação de sangue - Um convite


Da teoria à prática há por vezes uma enorme distância... Todos nós já tivemos contato, de uma forma ou de outra, com campanhas de solidariedade, de conscientização. Há aqueles que reconhecem o mérito da proposta, mas se limitam à uma concordância teórica, dolente assentimento de braços cruzados, aquiescência sentada em sofás... Mas há alguns que saem a campo, ativistas conscientes da importância de um gesto, de um ideal, de uma necessidade que se impõe: são estes que dão o exemplo, que realmente alavancam mudanças, que possibilitam soluções!

Esta postagem de hoje tem o intuito de colaborar na divulgação da campanha "Doe mais que um clique, doe sangue". Seus idealizadores: Marcelo Vitorino (http://www.inblogs.com.br/ ) e Edney Souza (http://www.interney.net/blogs/) . É com grande orgulho que convido meus amigos para participarem desta nobre iniciativa, seja sob a forma de divulgação em seus respectivos blogues, seja pelo efetivo ato da doação de sangue.


SAIBA SE VOCÊ PODE DOAR SANGUE. DESCUBRA O QUE VOCÊ PRECISA PARA TORNAR-SE UM DOADOR! (Fonte: Banco de sangue paulista)

Não deixe de fazer parte da campanha, mesmo que não possa doar atue como Embaixador, promovendo novas adesões.

Você deve ter mais de 18 e menos de 60 anos;
Seu peso deve ser superior a 50 kg;
Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade;
Se você não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
Se você não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses;
Se você não sofre de Epilepsia;
Se você não tem ou teve Sífilis;
Se você não é diabético;
Se você não tem tatuagens recentes (menos de 1 ano);
Se você não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos;
Se você não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;
Se você estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço;
Se você dormiu pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação;
Se você não se expõe ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como:
* não usar preservativos em relações sexuais
* Ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses
* usar drogas injetáveis

Antes da doação você vai passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir sua doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames em seu sangue:

Tipagem sangüínea ABO e Rh;
Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares;
Teste de Coombs Direto;
Fenotipagem do Sistema Rh Hr( D,C,E.c,e) , Fenotipagem de outros sistemas;
Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II;
Todas as vezes que você doar sangue serão feitos todos esses testes, e você receberá o resultado em cada doação.

Esta é uma campanha de http://www.doemaisqueumclique.com.br/ . Neste link poderá encontrar diversos tamanhos e formatos de banner, caso queira colocar em seu blog e participar da divulgação.

Imagem de http://www.plenamulher.com.br/dicas.asp?ID_DICAS=249

Um comentário:

Amadeu Rafael disse...

Amiga Leninha
Mais um tema muito interessante, cada um de nós deveria ter o senso capaz de saber de que outros menos afortunados precisam para poder sobreviver de um pouco do nosso SANGUE e sem a nossa boa vontade de compartilhar isso não será possível… por estas belas entradas cada minuto que passa eu gosto mais do seu blogue! Porque nele sempre encontro motivo para expressar o meu parecer bem aja.
No entanto encontro uma frase nos requisitos necessários para doar sangue que não está bem especificada… sei que a amiga apenas transportou a mensagem de outro sítio para este é verdade porque eu estive lá e confirmei.
Como a frase toca um tema por mim bem conhecido eu vou deixar aqui a devida explicação.
Nos requisitos diz que para se poder doar sangue o doador não pode padecer de EPILEPSIA é verdade mas não dessa maneira… a EPILEPSIA não é impedimento para que o doador possa doar o seu SANGUE ou seja quem receber sangue de uma pessoa padecente de EPILEPSIA não corre o risco de só por isso vir a contrair a dita doença… porque a EPILEPSIA não se transmite por CONTAGIO.
No entanto quem padece de EPILEPSIA o seu sangue não é aceite no BANCO DE SANGUE e porquê? É bom que as pessoas saibam! Que, as pessoas que padecem desta doença neurológica têm que ser controlados com fármacos anti-convulsivos… esses fármacos para ser eficazes têm que ser mantidos nos seus RANGOS TERAPEUTICOS RESPEITANDO OS SEU NIVEIS NO PLASMA ou seja para que a pessoa possa viver sem ataques de EPILEPSIA o seu sangue tem que ter uma sertã quantidade desses mesmos fármacos o que poderia ser mau para a pessoa receptora.
Mas por exemplo, se eu sou portador de EPILEPSIA e outra pessoa precisa do meu sangue e não à outra pessoa que me possa substituir, podemos por exemplo estar numa ilha semi deserta ou mesmo no Alasca e não ter a possibilidade de encontrar outra pessoa com o mesmo grupo de sangue, e não sendo um caso URGENTE a pessoa com EPILEPSIA o que pode fazer é suspender o tratamento por duas semanas para que seu sangue se possa limpar e nesse caso já se pode utilizar o mesmo mas CUIDADO A PESSOA PADECENTE DE EPILEPSIA CORRE RISCO DE VIDA POIS FICARÁ PROPENSA A SOFRER UM STATUS EPILEPTICO por isso mesmo melhor procurar outro dador que não este em tratamento anti- epiléptico.
Espero ter sido bem explícito, de que a EPILEPSIA por si só não é motivo de impedimento para que outros recebam o sangue numa transfusão.
Amadeu Rafael